POR QUE FALA-SE TANTO EM MEIO AMBIENTE?                                                

 

LIXO.jpg

Já parou para notar o quanto de lixo geramos ao longo do dia? Aliás, não somente a quantidade, mas também a variedade de resíduos que temos de nos livrar ao longo de um único dia.
 

Sobras de comida do café da manhã, cascas de frutas, a embalagem de plástico da margarina, a embalagem de vidro da geleia, o saquinho do pão, a caixinha do leite, caixinha do suco. CD’s, lâmpadas, eletroeletrônicos, computadores, pilhas; óleo de cozinha usado, roupas e calçados velhos, madeiras de móveis, pneus do carro, latas de alumínio, enfim, uma infinidade de coisas que não são mais úteis para nós.

 

Imagina só se tivéssemos que guardar o lixo de um único mês em nossa casa. Onde armazenar? Como? E o cheiro?
 

Mas como em um conto de fadas a “varinha mágica” resolve todos os nossos problemas, colocamos nosso lixo na calçada, e pronto, o lixo desaparece!
 

Estamos acostumados a nos livrar do lixo, sem nos preocuparmos em como esse lixo “desaparece”, para onde ele vai, e o que é feito com ele. 
 

Cada brasileiro gerou em média em 2013 aproximadamente 1,04kg de lixo por dia (ABRELPE, 2014, ON LINE), foram 209 MIL toneladas por dia que geramos em 2013. 

MAS O QUE É LIXO?

Lixo é todo resíduo proveniente das atividades humanas, mas, acima de tudo, lixo é recurso natural, e na maioria das vezes, dinheiro jogado fora. Sim, por que de todo o lixo gerado no Brasil apenas uma ínfima parte é reciclada, em 2012, apenas 3% dos resíduos sólidos urbanos foram reciclados, são aproximadamente R$ 8 BILHÕES por ano em perdas desses materiais segundo cálculos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) (ECODEBATE, 2014, ONLINE).

Mas o problema do lixo que não é reciclado não se restringe apenas na perda da receita que poderíamos gerar, ele também gera mais despesas e causa impacto ambiental negativo. 
 

POR QUE RECICLAR?
 

Quando consumimos algo não estamos apenas consumindo o que estamos vendo, para ser feito, o produto consumiu água, energia, combustível, petróleo, matérias-primas, um grande número de recursos foram consumidos para que o produto chegasse até nós.


Para se produzir uma garrafa PET, por exemplo, foi utilizado petróleo como matéria-prima, além de combustíveis para o transporte do material, energia, água, entre outros. 


Para se extrair petróleo, também se utilizou energia, água combustível.

Para se transportar o petróleo, antes foi produzido o caminhão, que também consumiu uma infinidade de recursos.




 

 

Enfim, até se chegar a produzir uma garrafa PET, uma cadeia que extrai e consome recursos naturais, e gera resíduos e poluição, teve que ser utilizada.
 

Quando reciclamos, parte da cadeia de extração de recursos, consumo e geração de resíduos e poluentes, é evitada, no caso da PET, não será necessário extrair mais petróleo, cortando boa parte da cadeia.


Outro aspecto importantíssimo é a diminuição de resíduos a serem destinados para aterros ou para tratamento. Cada material que é encaminhado para reciclagem e volta para a cadeia produtiva deixa de ser transportado e encaminhado para tratamento ou disposição de resíduos, cortando também boa parte da cadeia de consumo de recursos.