CHAPAS DE RADIOGRAFIA, O QUE FAZER?                                                         

 

radiografia.jpg

Todos nós costumamos ter em nossas casas chapas de radiografia, ou RAIO X, um material que passa despercebido mas que causa impactos extremamente danosos ao meio ambiente e para a saúde.

 

Além do plástico que demora centenas de anos pra se decompor, existem diversos elementos tóxicos que são acoplados na “impressão”, ou seja, na finalização do exame. São eles: metanol, amônia, cromo e, dependendo do fabricante, brometo e outros solventes orgânicos.


Metais pesados causam problemas renais, gastrointestinais, motores e neurológicos, e ainda alguns elementos utilizados na sua composição podem causar irritação das vias aéreas e problemas dermatológicos.

Fonte: http://www.ecycle.com.br/component/content/article/35/461-um-raio-x-da-chapa.html
 

Outro perigo do descarte inadequado das chapas de raio x é a contaminação do solo e do lençol freático. Quando descarregados nos lixões as chapas de raio x ficam expostas ao tempo e em contato com o solo, e devido às chuvas os metais pesados são absorvidos pelo solo e chegam até ao lençol freático contaminando também as águas.


O QUE FAZER?
 

Embora seja muito perigoso quanto descartado no lixo as chapas de raio X podem ser muito úteis se encaminhadas para reciclagem. Após serem separados os elementos que compõem as chapas são reciclados e reaproveitados.





 

O plástico retirado das chapas, por exemplo, pode ser utilizado para fabricação de embalagens de presente. Outro material retirado no processo de reciclagem são os sais de prata que são utilizados na confecção de joias.


ONDE DESCARTAR?
 

Existem inúmeras iniciativas que proporcionam o descarte adequado das chapas de raio x, mas destacamos aqui o trabalho realizado pelo Hospital das Clínicas em São Paulo, e que possui ponto para descarte para pessoa física. O material coletado pelo Hospital das Clinicas é encaminhado para o Fundo Estadual de Solidariedade que chega a receber até mil toneladas por mês. 



 

LEMBRE-SE: DESCARTE O MATERIAL SOMENTE APÓS AUTORIZAÇÃO DE SEU MÉDICO, POIS EXAMES ANTIGOS PODEM SERVIR COMO REFERÊNCIA.
 

JAMAIS DESCARTE CHAPAS DE RAIO X NO MEIO AMBIENTE OU NO LIXO COMUM.
 

O ponto de descarte das radiografias do Hospital das Clínicas funciona no prédio dos ambulatórios, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.Prédio dos Ambulatórios HCFMUSP. Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 255 - Cerqueira Cesar. 
Telefone: (11) 2661-6100. 

Fonte: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.