GARRAFAS PET E PLÁSTICOS                                                                  

 

As embalagens PET são relativamente recentes no Brasil, principalmente se compararmos com as outras embalagens. Utilizada há aproximadamente 20 anos por aqui, o Poli(Tereftalato de Etileno), ou PET, já está presente no dia a dia de qualquer pessoa, somente no ano de 2011 o consumo foi de 572 MIL toneladas e a previsão para 2014 é de 720 MIL toneladas. (ABIPET, 2014, ONLINE)

 

É importante lembrar que a PET é feita de resina plástica, ou seja, petróleo, um recurso finito, não renovável. Segundo a ABIPET, em 2011, 294 MIL toneladas de PET foram recicladas, ou cerca de 57,1% das embalagens PET produzidas no Brasil.


Problemas ambientais e para a saúde
 

A PET é 100% reciclável, mas ainda é um gigantesco problema ambiental, ele é o principal poluente encontrado nos oceanos, e nos giros oceânicos já encontramos verdadeiras ilhas de plásticos. (ECYCLE, 2014, ONLINE)

plasticos giro.jpg

 

Em uma dessas ilhas, a chamada ilha de plástico do pacífico, já em 2010 amontoavam-se 4 milhões de toneladas de plásticos, numa extensão de 700 mil quilômetros quadrados, área equivalente a duas vezes o Estado de São Paulo.

 

Outro impacto terrível do plástico no oceano é a mortandade dos animais.

 

albatroz.png

Albatroz encontrado morto após ingerir diversos materiais feitos de plásticos, podemos ver nitidamente até um isqueiro.

A foto dispensa comentários,  provavelmente um de nós pensou que apenas um lixinho no chão não faria diferença.

Nas águas os plásticos menores que 5 milímetros absorvem compostos químicos tóxicos, e os animais ingerem esses micro plásticos, podendo assim serem mortos por asfixia ou intoxicados. Outro aspecto gravíssimo é que esses compostos químicos são bioacumulativos, contaminando toda a cadeia alimentar, e inclusive pode contaminar os seres humanos que se alimentarem desses animais.

 

A garrafa PET NÃO é biodegradável, leva mais de 100 anos para se decompor. Veja o vídeo ao lado e veja os impactos causados pelo descarte de plásticos no meio ambiente.

SÓ HÁ UMA SOLUÇÃO, RECICLAR!

 

Reciclar só apresenta vantagens, vejamos algumas:
 

  • Redução do volume de lixo nos aterros sanitários e melhoria nos processos de decomposição de matérias orgânicas nos mesmos; O PET acaba por prejudicar a decomposição, pois impermeabiliza certas camadas de lixo, não deixando circularem gases e líquidos;
  • Economia de petróleo, pois o plástico é um derivado;
  • Economia de energia na produção de novo plástico;
  • Geração de renda e empregos;
  • Redução dos preços para produtos que têm como base materiais reciclados;
  • No caso do PET de 2 litros, a relação entre o peso da garrafa (cerca de 54g) e o conteúdo é uma das mais favoráveis entre os descartáveis. Por esse motivo torna-se rentável sua reciclagem;
  • Plástico e derivados não podem ser usados como adubo, pois não há bactéria na natureza capaz de degradar rapidamente o plástico;
  • É altamente combustível, com valor de cerca de 20 Megajoules/quilo , e libera gases residuais como monóxido e dióxido de carbono,     acetaldeído, benzoato de vinila e ácido benzóico. Esses gases podem ser usados na indústria química;
  • É muito difícil a sua degradação em aterros sanitários. (RECICLANDOOPLANETA, 2014, ON LINE)

 

A indústria têxtil é a maior usuária de PET reciclado. Têm inúmeras aplicações, desde roupas até revestimentos automotivos: 100% dos carros nacionais usam carpetes de PET reciclado. Também é utilizado na fabricação de vassouras, cordas para varal, materiais de escritório como réguas, porta lápis e canetas, entre outros, além de poder retornar à sua mesa como uma outra embalagem.


O QUE FAZER?

Consumir com consciência!

As indústrias já possuem várias iniciativas para diminuir o peso das suas embalagens visando diminuir a quantidade de matéria prima utilizada nos produtos. Embora isso já seja importante, ainda decidimos nossa compra pelas embalagens, dê preferência para os produtos que utilizem embalagens mais sustentáveis.

Descarte a embalagem corretamente!
 

Por não ser biodegradável e demorar mais de 100 anos para se decompor não jogue no meio ambiente e também não descarte no lixo comum, encaminhe para reciclagem. 

 

Na cidade de São Paulo existem mais de 3.800 Pontos de Entrega Voluntária em supermercados, escolas, bancos, condomínios, entre outros, em que se podem descartar as embalagens PET. Cidades como Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul na região do ABC Paulista já possuem a coleta seletiva porta a porta, não sendo necessário se deslocar até um ponto de entrega.


Pesquise em seu bairro, cidade ou região, através da internet, com os amigos e família, pergunte na sua empresa, e encontre uma forma de descartar as embalagens PET para reciclagem.


Consulte também o site da Associação Brasileira da Indústria do PET para descarte de embalagens PET, o www.levpet.eco.br e encontre um endereço próximo à sua residência.

 

Não é necessário lavar a embalagem, isso acontecerá durante o processo de reciclagem, por isso, não há motivo para gastar água. Se tiver um tempinho, retire o rótulo. Esse procedimento também vai acontecer durante o processo de reciclagem, mas essa ação ajuda os recicladores. Depois amasse e tampe bem a embalagem. Isso reduz muito o espaço que a garrafa ocupa e facilita o trabalho de quem coleta, já que o transporte e a estocagem ficam muito mais fáceis.


Deixe a garrafa bem tampada. Isso evita que ela recupere seu volume original e impede que entre água, caso ela fique exposta à chuva, por exemplo.



Saiba mais em:

http://www.cempre.org.br/ft_pet.php

www.ecycle.com.br/component/content/article/57-plastico/231-reciclagem-garrafas-pet.html

http://www.abipet.org.br/

http://reciclandooplaneta.webnode.com.br/garrafa-pet/vantagens-de-reciclar-um-pet/

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/servicos/amlurb/coleta_seletiva/index.php?p=4623